Semiologia Gráfica- Módulo 2

SIGNOS E LEGENDA: CONSTRUINDO A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Como podemos representar os fenômenos, os objetos existentes num determinado espaço?

Ao representá-los devemos lembrar que existem pessoas, os usuários, que utilizam – se das representações feitas para obter informações sem contato direto com os elementos representados de um determinado espaço.

Assim, existe uma responsabilidade de se representar da melhor forma possível, ou seja, a representação deve ser muito próxima da realidade, deve se constituir a “verdade“ do espaço. A representação deve ser organizada cuidadosamente para que o usuário entenda o espaço representado sem contato direto com este.

A pessoa responsável pela elaboração de uma representação, seja um aluno, um cartógrafo, uma pessoa que se utiliza da representação para mostrar resultados de uma pesquisa etc. deverá faze-la com rigor para que a informação possa ser lida facilmente.

Um mapa que é a representação de aspectos, características, fenômenos de um espaço determinado, deve ser construído para que se torne um meio de comunicação/informação para aqueles que se utilizam de mapas com os objetivos mais variados: localizar, consultar roteiros, descobrir as distâncias entre lugares, conhecer características gerais de uma localidade etc.

Voltando ao questionamento inicial, como podemos representar os fenômenos, os objetos existentes num determinado espaço?

REPRESENTAÇÃO DOS OBJETOS DA SALA DE AULA

Toda vez que analisamos as representações feitas ou elaboramos representações devemos considerar algumas questões: conhecemos, entendemos realmente o espaço através da representação feita.

Através da representação acima é possível saber quais são os objetos existentes na sala de aula? A informação é lida facilmente?

A representação elaborada realmente poderá fornecer informação e permitirá o usuário conhecer o espaço?

Como devemos construir um mapa para que se torne um meio de comunicação para que o usuário obtenha as informações desejadas?

Observe a seguir duas representações. O aspecto a ser representado será o índice da população urbana nas regiões brasileiras. Nas representações observe qual representa melhor a informação.

ÍNDICE DA POPULAÇÃO URBANA NAS REGIÕES BRASILEIRAS

ÍNDICE DA POPULAÇÃO URBANA NAS REGIÕES BRASILEIRAS

Devemos, na tarefa de elaborar representações, considerar o quadro abaixo e os conceitos que queremos passar, tais como: de diversidade (#); de ordem (O); de quantidade (Q).

Devemos também considerar ao construir mapas a forma mais apropriada para representar os elementos existentes em um determinado espaço, uma cidade, um bairro, país ou região etc. Considerando ainda a forma de manifestação: em pontos, em linhas ou em áreas. Por exemplo, um rio, uma estrada se manifesta em linha; uma igreja, um bairro pode ser um ponto; ao separar espaço urbano e espaço rural estes se manifestam em área.

Fusos Horários

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content