Saúde – Exercícios

 

1)  Sabe-se que a esquistossomose é uma doença que se manifesta tipicamente em locais onde o saneamento básico é precário. O problema pode ser agravado em enchentes e o consequente contato de humanos com a água contaminada por caramujos (hospedeiros do parasita “Schistossoma mansoni”) deágua doce.

 

 

A partir desta informação localize no mapa:

 

a) Local onde houve maior incidência da doença no ano de 2011. Pesquise o porquê de esses lugares terem tido índices elevados da doença.

 

b) O estado onde você mora. Observe a média dos casos da doença entre os anos contidos nas informações do mapa. Descubra as possíveis causas do problema em seu estado.

 

 

 

 

 

 

 

2) “O Brasil possui uma extensa área endêmica para Febre Amarela, onde anualmente ocorrem casos da doença em indivíduos não vacinados que são expostos, seja por suas atividades profissionais, seja por atividades de lazer nessas áreas endêmicas. A febre amarela apresenta dois ciclos distintos: Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana. No ciclo urbano, mosquitos da espécie Aedes aegyptitransmitem o vírus diretamente ao homem. Este ciclo não existe no Brasil desde 1942. No ciclo silvestre, mosquitos das espécies Haemagogus sp. Sabethes sp são reservatórios e vetores. O homem é considerado um hospedeiro acidental na cadeia de transmissão da doença.” (Fonte: Moreno, 2011).

 

 

A principal forma de erradicação da doença é a campanha de vacinação, adotada pelos órgãos de saúde do Brasil. Contudo, alguns casos foram pontuados nos últimos anos no país.

 

 

 
a) Encontrem no mapa essas regiões e, com a ajuda do seu professor, faça uma breve reflexão sobre quais poderiam ser as causas dessas manifestações da doença.

 

 

b) Faça uma comparação dos dados no banco do EduSPRING com o mapa e o quadro a seguir: 

 

 

 

 Fonte:  http://www.febreamarela.org.br/mapas.html 

 

 

 

 

Fonte:  http://www.cives.ufrj.br/informacao/fam/fam-br.html 

 

 

 

 

 

 

 

 

3)  A malária é uma doença ainda de grande influência em nosso território brasileiro. É considerada a maior e mais agressiva parasitose      tropical e uma das mais frequentes causas de mortes em crianças no país. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito de        espécie Anopheles e geralmente ocorre em regiões rurais. Suas larvas se desenvolvem em água parada, fruto da falta de                    saneamento básico e pequenos cuidados com a exposição de materiais que possam servir de reservatórios para água de chuva e        consequente abrigo das larvas do mosquito.

 

 

 

 a) Através das informações contidas no mapa do EduSpring, identifique os estados onde houve os maiores números de incidência            da doença nos últimos anos.

 

b) Em quais regiões do país esses estados estão localizados? Ex: Nordeste, Sul, Sudeste, etc.

 

c) Faça o somatório da ÁREA que abrange os únicos estados que apresentaram incidência de malária no ano de 2010.

 

 

 

 

 

 

 

 4)  O vírus da dengue está subdividido em 4 sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

   No mapa abaixo podemos observar a distribuição dos quatro tipos no nosso país:

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/informe_dengue_2011_37_39.pdf

a) Identifique o(s) sorotipo(s) presente(s) no seu estado e em seguida faça uma breve pesquisa indicando as semelhanças e diferenças entre eles.

 

 b) Usando as ferramentas do Eduspring faço o cálculo de área de todos os estados que apresentam ocorrências de dengue do tipo            DENV-2.

 

 

 

 

 

 

 

 

5) No verão a dengue faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta    estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do          Aedes Aegypti: a água parada.

 

 

 

a) Utilizando os seus conhecimentos adquiridos nas aulas de geografia, aponte com a ajuda dos mapas do software Eduspring, as regiões mais chuvosas do Brasil e os estados que as abrangem. Em seguida, faça uma relação entre os estados apontados e os números de incidência de dengue no ano de 2011.

 

 

b) Construa um ranking dos estados com os maiores números de ocorrência da dengue e em seguida discuta com os seus colegas quais são os principais métodos de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti e as maneiras com que cada um pode colaborar.

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