1) O Brasil é o maior exportador de soja cultivada em grandes fazendas monocultoras. Mas, para dar origem a essas fazendas, é necessário dizimar milhares de espécies vegetais, eliminando ecossistemas importantes para a manutenção da vida animal e, assim, alterando a biodiversidade e o clima (a Floresta Amazônica fornece de 20 a 40% da umidade que forma o clima da região central do Brasil). E, das atividades que promovem o desmatamento da Floresta Amazônica, o cultivo de soja é uma das mais lucrativas. Além disso, a infraestrutura que se criou para o transporte desse grão é também causadora de desflorestamento.
Segundo informações do IBGE (2010), o município que tem maior participação nessa atividade na região é Sorriso/MT. E em Querência/MT, está localizada uma das grandes fazendas de soja de um grupo de agroempresas. O município de Formosa do Rio Preto, também é um grande centro de produção do grão, e seu poder de expansão de fronteira só tende a crescer, pois os produtores têm capital para tanto e procuram aumentar as áreas cultivadas.
a) Acesse o banco de dados do GEOIDEA rural e localize esses municípios com marcadores.
b) Através do mapa da produção de soja dos estados brasileiros contidos no SIG EduSpring, verifique quais são os 3 estados com maior produção de soja.
c) De acordo com o documento “Produção Agrícola Municipal” (2010) elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 8 estados brasileiros não apresentam produção de soja. Através do mapa do SIG EduSpring, indique quais são esses estados.
2) Produzir de forma sustentável, atualmente é um grande desafio, com algumas práticas de agricultura é possível fazer o uso intensivo da terra com um menor impacto ambiental possível. No cultivo da soja em alguns lugares, por exemplo, é utilizado o sistema de integração “lavoura-pecuária¹” e o plantio direto² contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
a) Faça uma pesquisa a respeito das técnicas do plantio direto e da integração “lavoura-pecuária” no plantio da soja no Brasil e onde estão localizados os maiores produtores de soja do país.
b) Com base na questão anterior, encontre no SIG EduSpring os estados onde se encontram os maiores produtores de soja do Brasil e levante que outros cultivos existem na região.
c) O plantio da soja com base na monocultura favorece a prática do desmatamento intensificando os processos de erosão e assoreamento dos rios. Explique como é possível evitar esse processo de assoreamento³ através do plantio direto.
¹ Diversificação, rotação ou alternância das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural de forma planejada, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas.
² É uma técnica de cultivo conservacionista na qual procura-se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade protegê-lo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.
³ Fenômeno de acumulação de sedimentos em face dos processos erosivos causados pelas águas, ventos e processos químicos, antrópicos e físicos, que desagregam os solos e rochas formando sedimentos que serão transportados.
3) Ainda hoje no cultivo da cana-de-açúcar, o sistema de queimada é utilizado como um processo facilitador para a colheita, sendo essa prática proibida com base na lei 4.771 de 1985. A palha ao ser queimada libera gases como o enxofre, ozônio e o nitrogênio que são altamente prejudiciais à saúde e para o meio ambiente.
a) Pesquise e descreva quais são os efeitos prejudiciais à saúde humana causados pelas queimadas.
b) Pesquise sobre quais são as consequências das queimadas para o solo.
4) No Estado do Rio de Janeiro, a cultura de cana-de-açúcar corresponde a uma área de aproximadamente 137 mil hectares, estando localizada, principalmente, na região Norte Fluminense possuindo cerca de 90% da plantação.
a) Localize o Estado do Rio de Janeiro no banco de dados do GEOIDEA rural, e com base no mapa abaixo identifique alguns dos principais municípios produtores de cana-de-açúcar .
b) Através do SIG EdusPring, na região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais), apresente em ordem crescente os estados com maior produção de cana-de-açúcar.
c) Com o auxílio do professor, através da imagem de satélite do município Morro Agudo (SP), analise a extensão da área rural e da área urbana.
5) Sabemos que a produção de grãos geneticamente modificados vem crescendo durante as últimas décadas, e o milho está entre os principais alimentos derivados destes grãos. A produção de transgênicos causa poluição das águas e intoxicação dos agricultores que manipulam os pesticidas e herbicidas usados nas plantações. O cultivo de milho no Brasil está entre um dos maiores do mundo e suas implicações ambientais ainda não são claras para a comunidade científica nem para a população.
a) Faça uma breve pesquisa sobre o assunto “Transgênicos” e os impactos socioambientais gerados na sua produção e cultivo.
6) A agropecuária é uma das principais causas de desmatamento em grandes florestas do Brasil, principalmente na região amazônica, que é desflorestada para que grandes árvores centenárias deem lugar para a pastagem. Podemos observar nos mapas a seguir, com dados dos anos 2000 e 2006, a concentração do desmatamento na região amazônica, principalmente nos Estados do Pará, do Mato Grosso, de Rondônia, do Maranhão e de Tocantins.
a) A partir da análise e comparação das duas imagens, podemos indicar as áreas mais degradadas no período de 2000 a 2006. Com base na imagem mais recente, aponte as áreas mais afetadas pelo desmatamento (Pará, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Tocantins) e em seguida compare com a evolução da produção agrícola nestas áreas, a partir de informações encontradas no EduSpring.
b) Agora que já conhecemos os estados mais desmatados e suas produções agrícolas, compare estes números e responda: Existe relação entre o desmatamento e o aumento da produção agrícola?
c) Suponha que você e seus amigos sejam um grupo de ambientalistas e discutam sobre o que podemos fazer para preservar o meio ambiente (água, solo, ar e florestas).
7) Umabacia hidrográficaé usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas. O corpo de água principal é o que dá nome à bacia e recebe contribuição dos seus afluentes.
a) Verifique no mapa (EduSpring) e identifique o nome da maior bacia hidrográfica do Brasil. Identifique também quais estados fazem parte desta bacia.
b) Com base na questão 6, pesquise qual ou quais os biomas originais da região desta bacia.
8) “A erosão dos solos talvez ainda seja o maior fator de desgaste e decadência dos cafezais brasileiros. Os prejuízos causados pela má conservação do solo afetam diretamente o cafeicultor, podendo comprometer o sucesso de seu empreendimento.” (SEBRAE) Por isso a importância da localização dos cafezais em terrenos capazes de suportá-lo com boa resiliência para que se mantenha o solo preservado e um ambiente ecologicamente equilibrado.
a) Localize no EduSpring as regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) do Brasil com maiores influências da produção cafeeira. Em seguida faça uma breve pesquisa na internet sobre o histórico de preservação do solo nestas regiões.
9) A produção do café se mostra cada vez mais influente na agricultura brasileira, sua produção teve um aumento de 16,9% do ano de 2011 para 2012. A maior área plantada é de Minas Gerais que concentra 1,21 milhão hectares. (SEBRAE).
a) Com base nas informações anteriores, localize no mapa EduSpring o estado de Minas Gerais e a partir dos índices de produção dos anos de 2010 e 2011 e seu conhecimento prévio do aumento da produção nacional de 16,9% do ano de 2011 para o ano de 2012, faça uma estimativa de produção para o ano de 2012.
b) Através das imagens de satélite, do município de Patrocínio – MG, dos anos de 2001 e 2012, escolha uma região da imagem e compare se houve aumento de áreas agrícolas, que são polígonos com seus lados retilíneos ou círculos.
Dados:
ÁREAS AGRÍCOLAS: Long: -47:02:28 / Lat: -19:00:36.80
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