Projeção Cartográfica-Módulo 2

 

 

 

 

Uma projeção cartográfica é a base para construção dos mapas partindo do princípio  que a Terra sendo uma esfera, ao ser colocada em um plano, deverá certamente sofrer alguma modificação. Existem várias maneiras de representar a superfície terrestre todas elas com alguma deformação. O cartógrafo deve procurar reduzir ao máximo às distorções para que o mapa por ele produzido se aproxime da realidade representada.

 

 

 

                  

 Projeção Cilíndrica

As projeções cartográficas são projetadas sobre três superfícies básicas: cilindro, cone e plano (figura 1).

 

 

 

 

 

 

 

 SISTEMAS DE PROJEÇÃO

 

 

 

 

Conforme já foi dito anteriormente é impossível projetar a forma esférica da Terra sobre um plano sem que haja deformações. Para minimizar as deformações, devemos  buscar representar a Terra por meio de projeções conforme a aplicação desejada. Sendo assim, temos:

 

 

PROJEÇÃO DE MERCATOR– apresenta grandes deformações nas altas latitudes, como a Groenlândia e a Antártida e impossibilita a representação dos pólos (figura 2).

 

 

 

 

Figura 2– Fonte:www.mv1macedo.com.br/downloads2/Projecoes_cartograficas.pps

Observe o tamanho da Groenlândia (2 milhões de km2) em relação a a América do Sul (18 milhões de km2).

 

 

 

PROJEÇÃO DE PETERS- mantém as proporções das áreas dos continentes, apesar de comprometer as suas formas (figura 3).

 

 

 

 

Figura 3- Projeção de Peters

 

 

Fonte:www.mv1macedo.com.br/downloads2/Projecoes_cartograficas.pps

 

 

 

O mapa abaixo (figura 4) foi construído na Projeção de Peters. Duas observações podem ser feitas:

 

1)Observe o tamanho da Groenlândia nesta projeção que guarda a proporção das áreas.

 

 2) A outra observação do mapa representar a realidade atual – os países subdesenvolvidos no centro do mapa representam uma forma de ver a situação sócio-econômica desses países.

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4: Mapa- mundi invertido

Fonte:www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap2a.pdf

 

Translate:

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content