Monitoramento e Conservação Ambiental

IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE DETECTADOS COM A AJUDA DAS GEOTECNOLOGIAS

Não devemos jogar lixo nos rios e lagoas. Mas, também, não podemos deixar o lixo próximo deles, porque o líquido que escorre do lixo (chorume) é tóxico, e pode escorrer para os rios ou então infiltrar no solo e atingir o lençol freático poluindo as águas. Representam um perigo para o meio ambiente os “lixões” a céu aberto que degradam o meio ambiente.

Com a ajuda do Geoprocessamento podemos observar os possíveis impactos ao meio ambiente para preveni-los.

Na Imagem de alta resolução está sendo apontada a localização de um lixão na cidade de São Gonçalo-RJ. Reparem que ele está muito próximo à área de mangue. Ele representa uma fonte de poluição para o meio ambiente.

Fonte da imagem: Google Earth Pro

As modernas geotecnologias permitem a realização de complexas análises para a detecção dos impactos ao meio ambiente. As imagens demonstram a realização do Processamento Digital de Imagens (PDI).

Fonte: http://www.mundogeo.com.br

VAMOS AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Não jogue lixo nos rios, vias públicas, lagos, praias, na mata ou em morros.

Os produtos lançados no meio ambiente, muitas das vezes demoram anos para serem decompostos.

EVOLUÇÃO URBANA

Com o passar do tempo a área urbana das cidades foi aumentando e até mesmo surgiram novas cidades. Porém, de forma acelerada e descontrolada. Desta forma muitos problemas foram causados ao meio ambiente. Como já foi dito anteriormente, com os SIG podemos analisar cenários passados, presentes e futuros para buscarmos soluções.

A seguir, observe as imagens da cidade do Rio de Janeiro em épocas distintas, antes da colonização do Brasil e atualmente.

A imagem que representa o passado foi elaborada a partir de modernas técnicas de Geoprocessamento.

Site para interação ( Evolução Urbana da Cidade do Rio de Janeiro)

EVOLUÇÃO URBANA

Como já falamos com o geoprocessamento podemos analisar o espaço em diferentes momentos no tempo. Se adquirirmos uma imagem de satélite (gratuitamente na Internet) de uma região a 20 anos atrás e adquirirmos uma dos dias de hoje constataremos consideráveis mudanças. Esta técnica é importante para o planejamento urbano e para a resolução de possíveis impactos ao meio ambiente. Se adquirirmos várias imagens em épocas diferentes iremos perceber onde a cidade cresceu mais, onde a vegetação foi sumindo e se os rios estão ou não cobertos pelo concreto. As mudanças que a sociedade realiza no meio ambiente devem ser muito bem pensadas porque todas as gerações de seres humanos têm direito a um ambiente ecologicamente equilibrado e os demais seres vivos também.

AS GEOTECNOLOGIAS E O MEIO AMBIENTE

Pudemos observar que as geotecnologias nos possibilitam analisar os impactos ao meio ambiente, descobrimos soluções e visualizar o ambiente em diferentes épocas para realizarmos comparações. Podemos utilizar estas modernas tecnologias para analisar rios, mares, florestas, cidades, ruas, etc.

Porém, a forma como nos relacionamos com o nosso meio ambiente é muito importante. Devemos economizar água, energia, não jogar lixo nos rios, não maltratar os animais e plantas, participar de atividades para a preservação do meio ambiente e procurar saber o que o nossos representantes (prefeito, vereadores, senadores, etc.) estão fazendo pelo meio ambiente. Sobre a energia elétrica, com as geotecnologias também podemos descobrir os maiores centros urbanos do planeta. Eles fazem uso de grande quantidade de energia.

Observe a imagem a seguir.

Imagem de satélite que demonstra as cidades do mundo no período noturno.

Fonte: www.nasa.gov

Site para interação (Manual de Educação para o Consumo Sustentável )

As geotecnologias podem nos auxiliar na preservação do meio ambiente através dos seus vários produtos e técnicas.

Modelo Digital de Elevação da NASA demonstrando o relevo do Rio de Janeiro.

Fonte: EMBRAPA/CNPM

Satélite artificial na órbita da Terra.

Fonte:  http://www.defesanet.com.br/imagens/space/galileo/galileo_sat.jpg

Imagem do satélite GOES da América Latina

Fonte: http://satelite.cptec.inpe.br

Mapa da Amazônia sul americana gerada em SIG

Fonte: http://www.dsr.inpe.br/panamazon.htm

Mas, devemos sempre colaborar para a preservação do meio ambiente!!!

Também, não se esqueça dos:

Canal KIDS (Meio Ambiente)

Jogo O Ciclo da água (Canal KIDS

Mapas Geoprocessamento MMA