Representação Altimétrica e Planimétrica

REPRESENTAÇÃO DO RELEVO TERRESTRE (ALTIMETRIA)

A representação do relevo pode ser feita por vários métodos como, sombreamento, cores, pontos cotados e curvas de nível que é o mais usual. As curvas de nível permitem ao usuário avaliar, em qualquer parte da carta, um valor aproximado da altitude.

As curvas de nível são contornos imaginários do terreno, representados na carta por linhas que ligam os pontos de mesma cota em relação a uma superfície de referência, o Nível Médio do Mar (NMM).

Site para interação

REPRESENTAÇÃO PLANIMÉTRICA (CONVENÇÕES)

Sobre a carta topográfica assenta-se um conjunto de variados detalhes, representando elementos naturais e artificiais. Os primeiros correspondem a aspectos como a hidrografiavegetação e solo, e os outros, aos aspectos decorrentes da ocupação humana, como o sistema viário, mancha urbana, aeroportos, igrejas,escolas, barragens, pontes, etc.

As convenções ou símbolos convencionais representam entidades do mundo real e ocupam um espaço maior que na realidade, e quanto menor a escala maior é o número de convenções que observamos nas cartas.

Por exemplo o rio azul e a estrada vermelha são convenções cartográficas.

Leitura complementar

Translate: