1) No banco de dados de “São José dos Campos”, observe a representação planimétrica: “hidrografia, estradas, convenções cartográficas, indústrias e mancha urbana”.
2) Se o Rio Paraíba subir 50 metros, identificar as áreas inundadas em São José dos Campos. Quais as conseqüências?
3) Observar a microbacia do Córrego Campestre e informar o divisor de águas mais elevado desta microbacia.
4) Com o auxílio do GPS descubra a altitude da quadra de esporte da sua escola.
CARTOGRAFIA TEMÁTICA
1)Atividades com representações gráficas usando a semiologia gráfica.
1) Em Rondônia, em qual período foi mais intenso o desmatamento? O que teria causado isso? (utilize o banco de dados “Brasil”)
2) Observe a mancha urbana de São Paulo e Rio de Janeiro e calcule a área (utilize o banco de dados “São Paulo” e/ou “Rio de Janeiro”).
3) Observe e responda: na zona sul de São José dos Campos, quando ocorreu seu maior crescimento? Em quais direções isto vem acontecendo? Há algum planejamento? Qual era o uso predominante em cada década?
4) Observe a imagem de São José dos Campos (TM/LANDSAT) e localize o aeroporto do CTA indicando suas coordenadas planas.
PROCESSAMENTO DE IMAGENS
1) Faça uma composição colorida na imagem de Brasília (utilize o banco de dados “Brasil”): área urbana (vermelho), água (azul), vegetação (verde). AJUDA
-> Agora, utilize o banco de dados “Rio de Janeiro”
2) Realizar o processo de realce das bandas 3 e 4 do TM/LANDSAT.
3) Faça uma composição em que a imagem se assemelhe em tons e cores à representação real da área imageada.
4) Faça uma composição colorida em que a vegetação seja representada em verde e as áreas urbanas em tom magenta. Use o infravermelho nesta composição.
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