Geoprocessamento

Geoprocessamento é o conjunto de ferramentas que, a partir de técnicas computacionais e matemáticas, possibilita coletar, criar, armazenar, visualizar e tratar informações de um espaço ou dados georreferenciados. Dados georreferenciados são aqueles que possuem algum sistema de coordenada geográfica inserido em suas propriedades. Informações georreferenciadas têm como carasterística principal  a localização, ou seja, estão ligadas a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas.

Uma das principais ferramentas utilizadas para o Geoprocessamento são chamadas de Sistemas de Informação de Geográficas (SIG), ou Geographic Information Systems (GIS).

 Sistema de Informação Geográfica – SIG

    Um Sistema de Informação Geográfica é o meio tecnológico fundamentado em computador, caracterizado por software específicos, com habilidade para aquisição, armazenamento, recuperação, transformação e saída de dados georreferenciados.

Como exemplos de SIGs temos: SPRING: Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (Brasil) (software gratuito);

ArcGIS/ArcView GIS: desenvolvido pela ESRI, EUA (software pago); QGIS, GRASS e SAGA: respectivamente, Quantum Gis, Sistema de Suporte de Análise de Recursos Geográficos e Sistema de Análise Geo-Ambiental (softwares gratuitos).

    É necessário chamar a atenção para a distinção entre “geoprocessamento” e “SIGs”. Enquanto “geoprocessamento” é o conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de informações especiais. Os SIGs pertencem a um conjunto de programas que viabilizam a manipulação das informações espaciais.

    São vários os tipos de sistemas de geoprocessamento: sistemas de digitalização, sistemas de conversão de dados, sistemas de modelagem digital de terreno, sistemas de processamento de imagens, entre outros, e os sistemas de informações geográficas – SIGs. Todos esses sistemas tratam da informação espacial, porém cada tipo tem sua função particular e sua peculiaridade.

    Em um SIG, existem duas grandes formas de organização de um ambiente de trabalho: 1) Fundamentado em banco de dados (Spring, MGE), onde o banco de dados pode ser particionado em projetos. 2) Fundamentado em projetos (Idrisi, Arc-Info).

    Cada projeto corresponde a análise sobre uma região. Cada projeto corresponde a um referencial geográfico, ou seja, um ambiente de trabalho.Um projeto é formado por planos de informação (PI), um PI reúne informações que se referem aos aspectos de uma região. Por exemplo, um projeto que reúna informações sobre altimetria, uso do solo, e hidrografia; cada uma dessas características é organizada dentro de um PI independente.

 Plano de Informação (PI)

                                         

Site Cidades@: uma ferramenta para obter informações sobre todos os municípios do Brasil num mesmo lugar
Projeto SIGCidades: SIGs aplicados ao ordenamento territorial municipal, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Dados

    É o material bruto que alimenta o sistema, permitindo gerar informação, que nada mais é do que o significado que é atribuído aos dados, do ponto de vista de um determinado usuário. Até pouco tempo, os dados eram analisados manualmente por via de documentos e/ou mapas em papel. Com o avanço tecnológico, tornou-se viável analisar os dados digitalmente, possibilitando a combinação de diversas informações e abrindo caminho para o Geoprocessamento, resultando em uma rápida análise dos diferentes objetos de estudo.

Fonte de Dados

    Um SIG é alimentado por informações de diversas fontes, dentre as quais, pode-se destacar: os mapas em papel, mapas digitais, dados de campo, Sensoriamento Remoto (fotos aéreas, imagens de satélite), arquivos shapefiles (vetoriais) raster (matricial).

Visão Modelística do Mundo

    Como o Mundo está sendo entendido dentro da Máquina?

                  

Formato de dados

  Formato Vetorial – Conjunto de posições em x e y, que formam pontos, linhas e polígonos.

  Formato Matricial (Raster) – Conjunto de linhas e colunas (matriz), a cada célula da matriz está associado um valor.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content