GEODEM Escala

A representação da superfície terrestre sob a forma de carta implica na representação de uma superfície muito grande sobre outra de dimensões bastante reduzidas. Daí decorrem 2 problemas:

 
 

1. Determinados detalhes não permitem uma redução pronunciada, pois se tornam imperceptíveis.

 
 

Solução: Convenção Cartográfica

 
 

Exemplos: aeroportos, templos, escolas, campo de futebol, etc.

 
 

2. Necessidade de reduzirmos as proporções dos acidentes a representar a fim de que seja possível representá-los dentro das dimensões que foram estabelecidas para a carta.

 
 

Solução: Escala

 
 

Assim, podemos definir escala como uma relação constante entre uma medida na carta e a mesma dimensão no terreno. Esta relação é traduzida por uma fração em que o numerador (invariavelmente a unidade) representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno.

 
 

Exemplo: 1/25.000, 1:25.000

Qualquer medida linear na carta é no terreno 25.000 vezes maior. Se considerarmos como unidade o centímetro (cm), teremos que 1 cm na carta corresponde à 25.000 cm no terreno, ou 250 m.

 
 

 
 

 
 

ESCALA GRÁFICA

 
 

A escala gráfica é representada por um segmento de reta graduado, pode ser uma linha ou uma barra, subdividida em partes denominadas de talões. Cada talão apresenta a relação de seu comprimento com o correspondente no terreno. O talão deve ser preferencialmente um número inteiro. No exemplo abaixo vemos um trecho de um mapa com sua respectiva escala gráfica.

 
 

 
 

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content