GEODEM Coordenadas

 

Coordenadas Geográficas

 

 

Para que cada ponto da superfície terrestre possa ser localizado, existe um sistema de linhas imaginárias ao redor do globo, essas linhas são representadas nas cartas pelos meridianos e paralelos. Cada ponto na superfície é dado em termos de sua Latitude e Longitude  constituindo essas as coordenadas geográficas.

 

As coordenadas geográficas baseiam-se em 2 linhas: o  Equador e o Meridiano de Greenwich.

 

 

 

 

Latitude: é ângulo de arco norte-sul em relação ao Equador, ou seja, é o arco contado sobre o meridiano do lugar e que vai do Equador até o local considerado.

 

Varia de 0º a 90º, sendo convencionado + (positivo) para Norte e – (negativo) para o Sul

 

Longitude: é ângulo de arco leste-oeste do Meridiano Principal, ou seja, é o arco contado ao longo do paralelo do ponto, que vai do Meridiano de Greenwich até o meridiano considerado. Varia de 0º a 180º, sendo convencionado – para oeste e + para leste de Greenwich.

 

 

 

 

 

Possuindo-se os ângulos de latitude e longitude de um local estão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo.

 

EXEMPLO: As coordenadas geográficas do centro da cidade de São Paulo (Praça da Sé) são:

 

Lat: 23º 32’S ou -23º32′

Long: 46º 38’S ou -23º38′

 

 Site para interação

 

 

FUSO HORÁRIO

 

O sistema teórico de fusos horários sistematiza a hora em todo o mundo, para isso criou-se o sistema de fusos horários.

 

 

  Vídeo (Rotação da Terra)

 

O fuso horário compreende, por definição, uma faixa situada entre 2 meridianos na qual é conservada a mesma hora.

Como o círculo terrestre tem 360º e o  movimento de rotação da terra é executado em 24 horas, temos: 360 / 24 = 15, o que significa que cada hora do globo se acha situada numa faixa de 15º , ou seja, cada fuso horário tem 15º de amplitude no sentido da longitude.

 

EXEMPLO: De Londres à Brasília são 3 fusos, assim quando é meio-dia em Londres são 9 horas em Brasília. Por outro lado, havendo 4 fusos entre Londres e Teerã, meio-dia em Londres corresponde a 16 horas em Teerã.

 

 

 

FUSO HORÁRIOS NO BRASIL

 

 

 

O Brasil possui 4 fusos horários, todos situados a oeste de Greenwich e, portanto, com horários sempre atrasados em relação a Londres (Inglaterra).

 

 

Atenção:

 

  • O primeiro fuso horário brasileiro corresponde ao segundo fuso a oeste de Greenwich, estando assim com duas horas a menos em relação a Londres;

  • O fuso horário do Brasil que determina a hora oficial do país (hora legal ou hora de Brasília), corresponde ao segundo fuso brasileiro.

 

Chamamos a atenção ao fato de que existe uma linha correspondente ao limite teórico e outra correspondente ao limite prático. Trata-se de um artifício ou recurso mundialmente utilizado para se obter maior uniformização dos horários no sentido de evitar que pequenos territórios (países ou estados) tenham horários diferentes.

 

 

 

 

 

 

De 18/06/1913 até 23/06/2008 o Brasil utilizou um sistemas de fusos que compreendia 4 zonas diferentes, ou seja, até o dia 23 de junho de 2008 o Acre e parte de Amazonas possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília.

 

A partir de 24/06/2008, houve mudança de 4 para 3 fusos, a mudança ocorreu após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008. Desde a troca, o novo fuso horário havia causado polêmica e em 2010, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.

 

A lei foi aprovada no Senado, no dia 8 de outubro de 2013 e foi publicada no ‘Diário Oficial’ no dia 31/10. A mudança compreende todo o estado do Acre e treze municípios do estado do Amazonas: Tabatinga, Lábrea, Eirunepé, Atalaia do Norte, Beijamin Constant, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati e Paulini. Sendo assim, o fuso do Acre e parte do Amazonas vai ser de -2h de Brasília e -5h do GMT, o Horário Meridiano de Greenwich.

 

 Site para interação

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content