Fusos Horários – Módulo 2

Os fusos horários mostram que a hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Isso acontece por causa do movimento de rotação da Terra; enquanto uma parte da Terra está iluminada a outra parte fica no escuro, ou seja, é noite.

O nosso planeta gasta 24 horas, ou seja, um dia para realizar uma volta completa em torno do seu próprio eixo no sentido oeste para leste. Devido a este movimento diário da Terra, todos os lugares da Terra passam pela frente do Sol no mesmo instante diariamente, voltando a passar somente depois de 24 horas.

Um dia corresponde a 24 horas que, por sua vez corresponde aos 360º da circunferência terrestre, então:

360º / 24 h = 15º, logo = 1 hora

Cada 15º da circunferência corresponde a um fuso que, por sua vez, se refere a uma hora.

A contagem das horas é feita a partir do Meridiano de Greenwich (figura 1) que se localiza na cidade de Londres na Inglaterra. Ele divide a Terra em duas partes, Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental.

Meridiano 0, marcado no Observatório de Greenwich, a leste de Londres.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Meridiano_de_Greenwich

Quanto à numeração dos fusos, muitas vezes são numerados com sinais de “+” leste e com sinais de “-” oeste para indicar a relação com o fuso de Greenwich. Assim, os lugares a leste do Meridiano de Greenwich têm seu horário adiantado; logo, os locais a oeste deste meridiano estão atrasados em termos de horários. Os lugares localizados sobre um mesmo meridiano têm a mesma hora solar.

Curiosidades

A pequena Bruna e sua família resolveram passar as férias escolares na cidade de Londres localizada no fuso 0 e chegaram lá no dia 18 de julho às 10 horas (hora local).  Se eles quisessem descobrir a hora local no Rio de Janeiro (fuso – 3) nesse mesmo instante, teriam que diminuir às 3 horas, ou seja, seriam 7 horas da manhã, já que para oeste as horas  são mais atrasadas.

A distribuição espacial e dimensão territorial do Brasil provocaram obrigatoriamente ajustes em relação aos fusos horários. O nosso país está contido em 4 fusos horários, com horários mais atrasados em relação à hora de Greenwich (figura 2).

Fusos horários adotados na Hora Legal Brasileira em referência ao Tempo Universal Coordenado (UTC):

 Fonte: http://fabioromero.blogspot.com.br/ 

   Horário de Verão

O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931 buscando maior aproveitamento da luz solar ao entardecer reduzindo a utilização da energia elétrica.Todos os anos o horário de verão entre em vigor entre o 1º domingo de outubro e o último domingo de fevereiro. Dentre os benefícios do estabelecimento do horário de verão, estão a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente reduzindo a geração de energia elétrica.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content