Experiência 7

Experiência

FAÇA UM NÚCLEO DE COMETA
Você pode fazer um núcleo de cometa de forma fácil e barata. Infelizmente é difícil fazer essa experiência sem fazer sujeira.
Material necessário:
gelo Seco (aproximadamente uns 2,5 Kg), você pode encontrar gelo seco em companhias de gelo ou de sorvete.CUIDADO: Gelo seco está a –79º Celsius. Qualquer breve contato irá causar “queimaduras”. Tome cuidado quando manipulá-lo.
cerca de 2 litros de água em um jarro.
poucas gotas de amônia ou borrifadas de um limpador de vidros.
pó (em grãos finos, uma mão cheia).
amido de milho ou molho Worcester (algumas pitadas ou gotas)
2 sacos de lixo
uma tigela grande ou bacia pequena
luvas quentes e à prova d’água (quanto melhor o isolamento, mais aquecidas estarão suas mãos)
toalhas de tecido
toalhas de papel ou tecido
martelo
colher de pau ou vareta para misturar
Estes ingredientes são componentes reais ou semelhantes.
O gelo seco é Dióxido de Carbono congelado. Água, amônia, moléculas orgânicas (baseadas em carbono) e silicatos estão presentes nos núcleos de cometas.
Como fazer:
Coloque o saco de lixo na tigela. Coloque o outro saco de lixo no chão. Despeje uma medida de água na tigela. Acrescente o amido de milho ou molho worcester, a amônia e um pouco de pó, misture um pouco.
Coloque as luvas. Envolva o gelo seco com uma toalha de pano e coloque-o no saco de lixo sobre o chão. Martele o gelo para deixa-lo triturado e esfarelado.
Gradualmente despeje o pó de gelo seco na água, misturando enquanto despeja. Irá se formar muito vapor. O gelo seco, água e outros ingredientes devem formar uma neve um pouco grossa. Continue mexendo por alguns segundos mais enquanto ela engrossa.
Agora usando o saco de lixo para retirar a neve das bordas da tigela use suas mãos com as luvas para compactar a neve em um bola. Continue a compactar até formar um grande amontoado com protuberâncias.
Destaque o saco de lixo. Espalhe um pouco mais de sujeira sobre o amontoado. Despeje o resto da água sobre ele, girando-o enquanto despeja, de forma que a água forme uma capa de gelo sobre todo o amontoado.
O núcleo de cometa pode ser manipulado sem as luvas se a capa de gelo estiver intacta. Se houver alguma parte parecendo mais fina despeje mais água sobre ela. Isto provoca estalos e assobios conforme o dióxido de carbono sublima, ou seja, passa do estado sólido diretamente para o gasoso, e força sua saída através dos pontos fracos da crosta de gelo. Em um núcleo real isto resulta em leves forças de jatos que fazem com que o núcleo gire, alterando um pouco sua órbita, ou quebre-se (ou “dê crias”).
Observação: Consiga 2,5 ou 3 Kg de gelo seco para cada núcleo que você planeja fazer. Você pode comprar os gelos na tarde ou na noite que antecede a demonstração e armazena-lo no freezer ou em uma caixa de gelo (“geladeira de isopor”). Coloque uns 3 cm de jornal embaixo do gelo seco, para evitar que a superfície em que se apóia quebre-se. Antes do professor (a) fazer essa experiência com os alunos, ele deve fazer primeiro em casa, para ter uma idéia do total de correto de água a ser usada.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content