Experiência 4

Experiência

 

AS CRATERAS DA LUA EM MODELO MENOR

 

Material necessário:

 

  • 1 bacia de plástico ou uma caixa de sapatos vazia
  • 1 saco de argila (barro)
  • pedregulhos de diversos tamanhos (não maiores que 4 centímetros de comprimento
  • folhas de jornal
  • água
  • colher

 

Como fazer:

 

 

Misture um pouco de água à argila, até deixá-la com a consistência da massa de pão. Cubra o fundo da bacia ou da caixa com uma camada de argila de uns 4 centímetros de espessura. Ponha a bacia no chão. Fique de pé ao lado dela e deixe cair os pedregulhos sobre a argila, um por um. Como ficou a superfície da argila? Você vai perceber que na superfície da argila irá se formar “mini-crateras”, essas “mini-crateras” lembram as crateras de verdade do solo lunar. Podemos associar as pedras que você deixou cair aos asteróides e meteoritos que atravessam a atmosfera insignificante da Lua e que por conseqüência causam as famosas crateras.

 

No nosso satélite natural há também “mares” que são as regiões escuras, e montanhas que são as regiões claras. Os “mares” são grandes regiões preenchidas por lava solidificada, embora haja lava solidificada até hoje não foi encontrado vulcões ativos na Lua.

 

Como a atmosfera da Lua é praticamente insignificante há grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. De dia a temperatura pode chegar a 117 °C e de noite a temperatura pode cair até para –171°C.

 

Há várias teorias que explicam a formação da Lua. Entre as diversas teorias existe aquela que afirma que a Lua era grudada com a Terra e depois houve a separação entre esses dois astros, há também outra teoria que afirma que a gravidade da Terra capturou nosso satélite natural que antes era um asteróide, outros astrônomos já afirmam que a Lua e a Terra já existiam desde a sua formação inicial. A teoria mais aceita porém, afirma que um objeto de massa muito alta, como a de Marte, por exemplo, chocou com a Terra fazendo com que parte de nosso planeta fosse ejetado, formando assim a Lua.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content