Experiência 1 -Sistema solar

Experiência

 

 

FAÇA O SEU “CÉU” AZUL

O que você precisa para a experiência:

    • um recipiente de vidro transparente.

    • água.

    • um local onde haja luz solar (se isto não for possível você pode usar um projetor de slides)

    • um espelho.

    • um pedaço de papel branco.

Como fazer o nosso “céu” azul:

Encha o recipiente de vidro transparente com água da torneira.

Coloque o recipiente com água sobre uma superfície e em um local onde você possa fazer uma forte luz brilhar através dele. É preferível usar a luz solar, mas se isto não for possível, você pode usar a luz proveniente de um projetor de slides.

Não adianta você, simplesmente, colocar o recipiente com água sob a luz solar. O que você tem que fazer é obrigar a luz a incidir sobre o recipiente de uma forma controlada. No entanto, como você pode notar, a luz solar é um pouco incontrolável. Use, então, o espelho para dirigir a luz proveniente do Sol de modo que ela incida sobre o recipiente com água.

Caso você for usar o slide, você precisa tomar duas providências iniciais para melhorar a sua experiência. Em primeiro lugar, coloque no projetor um slide contendo um filtro azul muito pálido. Depois disso, coloque na frente deste slide azul um pedaço de papel preto com um pequeno buraco que deve ter, aproximadamente, o tamanho de uma moeda de 1 centavo. Deste modo, a luz emitida pelo projetor de slides vai ficar muito mais parecida com a luz solar.

Incida a luz sobre o recipiente, seja ela solar ou produzida pelo projetor de slides.

Você verá uma certa quantidade de luz saindo do recipiente com água.

Coloque a folha de papel branco próximo ao recipiente com água de modo que a luz que está saindo dele incida sobre o papel e pronto, você vai ver que o papel ficou azul

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content