Exercícios Cartografia – Módulo 1

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

1 – Com base no mapa do Brasil e da América do Sul, faça a associação das seguintes cidades:
AJUDA

a)

Cidade situada a cerca de 23o S e 46o W

 Brasília

b)

Cidade situada a cerca de 15o S e 47o W

 São Paulo

c)

Cidade situada a cerca de 01o S e 48o W

 Rio de Janeiro

d)

Cidade situada a cerca de 22o S e 43o W

 Belém

e)

Cidade situada a cerca de 05º N e 74º W

 Lima

f)

Cidade situada a cerca de 12º S e 77º W

 Bogotá

2 – Observe os seguintes mapas e responda: AJUDA

-> Utilize o banco de dados “Rio de Janeiro” 

A. Mapa do Estado do Rio de Janeiro com as divisões municipais 

a) Qual município possui as coordenadas Longitude -43º 07’ 32’’ e Latitude -22º 54’ 27’’? 

b) Encontre as coordenadas do centro do município do Rio de Janeiro. 

c) Pesquise no site Cidades do IBGE informações sobre o município encontrado no item “a”. 

d) Destaque o município de Niterói no mapa do Estado do Rio de Janeiro. 

e) Identifique a feição da alternativa “a” na imagem IKONOS.

 

 

B. Mapa do Estado de São Paulo com as divisões municipais

-> Utilize o banco de dados “São Paulo”

 

a) Qual município possui as coordenadas 51º 55′ 38″ de longitude e  22º 17′ 00″ de latitude?

 

b) Encontre as coordenadas do município de Avaré.

 

c) Pesquise no site Cidades do IBGE informações sobre o município encontrado no item “a”.

 

d) Destaque o Vale do Paraíba no mapa do Estado de São Paulo.

 

 

 

FUSO HORÁRIO

1) Quando no dia “D” o relógio marcar 22:00 horas em Boa Vista (RR), que horas serão em São José dos Campos?

► Clique para ver o fuso do Brasil

2) Quando no dia “D”, na cidade de São Paulo, o relógio marcar 23:00 horas, que horas serão na cidade de Dakar?

► Clique para ver o fuso Mundial

3) Um grupo de professores de Geografia partiu do aeroporto Tom Jobim em direção à Manaus para ver o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Considerando a diferença horária entre as duas cidades e o tempo de seis horas de viagem, para chegar à Manaus às 15 horas os professores deveriam ter partido do Rio de Janeiro às …..?

► Clique para ver a imagem do encontro das águas

4) Quando no dia “D” na cidade do Rio de Janeiro o relógio marcar 22:45 horas, que horas serão na cidade de Manila (Latitude 16º 40’ 17’’ S e Longitude 120º 48’ 40’’ L)?

5) Observe Porto Alegre no mapa de fusos horários e explique por que em Nuuk na Groenlândia apesar da longa distância, ambas as cidades tem o mesmo horário?

 

ORIENTAÇÃO

1) Com base na planta da sala de aula responda:

► Clique para ver a planta de sala de aula

a) Que lado receberá o sol pela manhã?

b) Que lado receberá o sol da tarde?

2) Você está diante de uma bifurcação com uma bússola, indique o caminho a seguir (AB ou CD ou EF ou GH), sabendo-se que o azimute da direção correta é de 135º.

► Clique para ver uma bifurcação

3) No pátio de sua escola, com a ajuda da bússola, desenhe a rosa dos ventos. Sabendo então a posição da escola em relação aos pontos cardeais é possível escolher o local para se posicionar em relação ao sol.

PROJEÇÕES 

1) Como bem se sabe a América do Sul (17,9 milhões de Km2 ) é muito maior que a Europa (9,8 milhões de Km2), embora ambas pareçam aproximadamente do mesmo tamanho nos mapas comuns. Tais mapas utilizam a Projeção criada na Alemanha em 1569 pelo geógrafo e matemático Kremer Mercator (1512-1594). Uma alternativa à Projeção de Mercator é a Projeção criada pelo historiador alemão Arno Peters, que é uma projeção cilíndrica equivalente.
Com base nos planisférios, responda:

► Clique para ver o Mapa de Mercator

► Clique para ver o Mapa de Peters

a) Todas as projeções cartográficas que representam a superfície terrestre apresentam algum tipo de deformação. Por q?

b) Qual dos dois planisférios você usaria se tivesse que consultar um mapa para comparar o tamanho de duas áreas?

-> Utilize o banco de dados “São José dos Campos”

2) Localizar dentro do fuso UTM, número 23, no hemisfério Sul a seguinte cidade:

São José dos Campos -> E = 410.000 m  /  N = 7.440.000 m

3) As coordenadas planas  406.021m, 7.429.968m e  412.395m,  7.430.449m, correspondem a que feições na carta?

 

ESCALA

1) Com o auxílio de uma trena, adquira as medidas de sua sala de aula e faça uma planta na escala 1:50.

2) Em uma carta, verificamos que o segmento PQ mede 10 mm. O correspondente a esse segmento no terreno é igual a 500m. Determine a escala da carta onde estamos trabalhando.

 Clique

3) Determinar a escala de uma carta onde uma ponte é representada com 1,2cm de extensão, sabendo-se que em uma outra carta na escala 1:50.000 esta mesma ponte mede 24,0 mm.

 Clique

4) Calcular a área real de um campo de futebol que aparece em uma planta na escala 1:2.500 com 3,6cm X 4,8cm de lados.

► Clique

5) Qual a distância real, em linha reta, entre as cidades de Caçapava e Taubaté, sabendo-se que na carta na escala 1/500.000 elas aparecem distantes cerca de 4.5 cm ?

► Clique

6) Escala gráfica:

a)Construir a escala gráfica para a escala numérica 1:25.000

b)A partir da escala gráfica determine a escala numérica.

7) Qual a escala a se adotar a fim de ser possível representar, por meio de um desenho, elementos de 5 metros do terreno com 2,5 cm?

8) Considere a carta topográfica da figura, correspondente à parte urbana de Brasília, enfatizando o setor de Embaixadas Sul. Com base apenas nas informações contidas nesta carta, responda:

► Clique para ver trecho da carta de Brasília

a) Qual a escala da carta?

b) Qual a distância (em metros) em linha reta, entre os pontos A e B?

9) No SPRING utilizando o banco “Mundo”, organize os planos de informação (categoria: Escala) da escala menor para a escala maior.

10) Utilizando o banco de dados Rio de Janeiro, calcular a área do complexo do Maracanã e verificar o comprimento do campo de futebol.

11) No SPRING utilizando a imagem de São José dos Campos (utilize o banco “São José dos Campos”), responda:

a) Qual a distância entre a ponte do bairro de Santana e o Cemitério do Centro?

b) Qual a distância entre a Rodoviária Velha  e a Igreja Matriz?           

c) Qual a área do Cemitério do Centro?

 

12) Usando o GPS, encontrar as coordenadas centrais dos seguintes pontos:

a) Quadra de esporte

b) Portão principal

c) Área verde

d) Estacionamento

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