Exercícios Cartografia – Módulo 1
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
1 – Com base no mapa do Brasil e da América do Sul, faça a associação das seguintes cidades:
AJUDA
a)
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Cidade situada a cerca de 23o S e 46o W
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Brasília
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b)
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Cidade situada a cerca de 15o S e 47o W
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São Paulo
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c)
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Cidade situada a cerca de 01o S e 48o W
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Rio de Janeiro
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d)
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Cidade situada a cerca de 22o S e 43o W
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Belém
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e)
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Cidade situada a cerca de 05º N e 74º W
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Lima
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f)
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Cidade situada a cerca de 12º S e 77º W
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Bogotá
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2 – Observe os seguintes mapas e responda: AJUDA
A. Mapa do Estado do Rio de Janeiro com as divisões municipais
a) Qual município possui as coordenadas Longitude -43º 07’ 32’’ e Latitude -22º 54’ 27’’?
b) Encontre as coordenadas do centro do município do Rio de Janeiro.
c) Pesquise no site Cidades do IBGE informações sobre o município encontrado no item “a”.
d) Destaque o município de Niterói no mapa do Estado do Rio de Janeiro.
e) Identifique a feição da alternativa “a” na imagem IKONOS.
B. Mapa do Estado de São Paulo com as divisões municipais
a) Qual município possui as coordenadas 51º 55′ 38″ de longitude e 22º 17′ 00″ de latitude?
b) Encontre as coordenadas do município de Avaré.
c) Pesquise no site Cidades do IBGE informações sobre o município encontrado no item “a”.
d) Destaque o Vale do Paraíba no mapa do Estado de São Paulo.
FUSO HORÁRIO
1) Quando no dia “D” o relógio marcar 22:00 horas em Boa Vista (RR), que horas serão em São José dos Campos?
2) Quando no dia “D”, na cidade de São Paulo, o relógio marcar 23:00 horas, que horas serão na cidade de Dakar?
3) Um grupo de professores de Geografia partiu do aeroporto Tom Jobim em direção à Manaus para ver o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Considerando a diferença horária entre as duas cidades e o tempo de seis horas de viagem, para chegar à Manaus às 15 horas os professores deveriam ter partido do Rio de Janeiro às …..?
4) Quando no dia “D” na cidade do Rio de Janeiro o relógio marcar 22:45 horas, que horas serão na cidade de Manila (Latitude 16º 40’ 17’’ S e Longitude 120º 48’ 40’’ L)?
5) Observe Porto Alegre no mapa de fusos horários e explique por que em Nuuk na Groenlândia apesar da longa distância, ambas as cidades tem o mesmo horário?
ORIENTAÇÃO
1) Com base na planta da sala de aula responda:
a) Que lado receberá o sol pela manhã?
b) Que lado receberá o sol da tarde?
2) Você está diante de uma bifurcação com uma bússola, indique o caminho a seguir (AB ou CD ou EF ou GH), sabendo-se que o azimute da direção correta é de 135º.
3) No pátio de sua escola, com a ajuda da bússola, desenhe a rosa dos ventos. Sabendo então a posição da escola em relação aos pontos cardeais é possível escolher o local para se posicionar em relação ao sol.
PROJEÇÕES
1) Como bem se sabe a América do Sul (17,9 milhões de Km2 ) é muito maior que a Europa (9,8 milhões de Km2), embora ambas pareçam aproximadamente do mesmo tamanho nos mapas comuns. Tais mapas utilizam a Projeção criada na Alemanha em 1569 pelo geógrafo e matemático Kremer Mercator (1512-1594). Uma alternativa à Projeção de Mercator é a Projeção criada pelo historiador alemão Arno Peters, que é uma projeção cilíndrica equivalente.
Com base nos planisférios, responda:
a) Todas as projeções cartográficas que representam a superfície terrestre apresentam algum tipo de deformação. Por quê?
b) Qual dos dois planisférios você usaria se tivesse que consultar um mapa para comparar o tamanho de duas áreas?
2) Localizar dentro do fuso UTM, número 23, no hemisfério Sul a seguinte cidade:
São José dos Campos -> E = 410.000 m / N = 7.440.000 m
3) As coordenadas planas 406.021m, 7.429.968m e 412.395m, 7.430.449m, correspondem a que feições na carta?
ESCALA
1) Com o auxílio de uma trena, adquira as medidas de sua sala de aula e faça uma planta na escala 1:50.
2) Em uma carta, verificamos que o segmento PQ mede 10 mm. O correspondente a esse segmento no terreno é igual a 500m. Determine a escala da carta onde estamos trabalhando.
3) Determinar a escala de uma carta onde uma ponte é representada com 1,2cm de extensão, sabendo-se que em uma outra carta na escala 1:50.000 esta mesma ponte mede 24,0 mm.
4) Calcular a área real de um campo de futebol que aparece em uma planta na escala 1:2.500 com 3,6cm X 4,8cm de lados.
5) Qual a distância real, em linha reta, entre as cidades de Caçapava e Taubaté, sabendo-se que na carta na escala 1/500.000 elas aparecem distantes cerca de 4.5 cm ?
6) Escala gráfica:
a)Construir a escala gráfica para a escala numérica 1:25.000
b)A partir da escala gráfica determine a escala numérica.
7) Qual a escala a se adotar a fim de ser possível representar, por meio de um desenho, elementos de 5 metros do terreno com 2,5 cm?
8) Considere a carta topográfica da figura, correspondente à parte urbana de Brasília, enfatizando o setor de Embaixadas Sul. Com base apenas nas informações contidas nesta carta, responda:
a) Qual a escala da carta?
b) Qual a distância (em metros) em linha reta, entre os pontos A e B?
9) No SPRING utilizando o banco “Mundo”, organize os planos de informação (categoria: Escala) da escala menor para a escala maior.
10) Utilizando o banco de dados Rio de Janeiro, calcular a área do complexo do Maracanã e verificar o comprimento do campo de futebol.
11) No SPRING utilizando a imagem de São José dos Campos (utilize o banco “São José dos Campos”), responda:
a) Qual a distância entre a ponte do bairro de Santana e o Cemitério do Centro?
b) Qual a distância entre a Rodoviária Velha e a Igreja Matriz?
c) Qual a área do Cemitério do Centro?
12) Usando o GPS, encontrar as coordenadas centrais dos seguintes pontos:
a) Quadra de esporte
b) Portão principal
c) Área verde
d) Estacionamento