Estrelas

Estrela é uma enorme esfera de gás. No seu interior ocorre a alteração do elemento hidrogênio em hélio causando a liberação de uma enorme quantidade de energia em forma de luz e calor. A energia luminosa liberada pelas reações que ocorrem em seu núcleo chegando a superfície faz com que esses astros sejam muito brilhantes, podendo serem observados por nós.

Um aspecto não muito notável a olho nu, é que a maioria das estrelas agrupam-se em pequenas famílias de duas, três ou mais estrelas, mas não podemos confundi-las com constelações, pois se diferem. Por exemplo temos a estrela Alfa do Centauro, a estrela mais próxima de nós, que na verdade é um sistema triplo de estrelas, mas devido a sua distância da Terra, a olho nu nos parece uma só estrela.

Calcula-se a temperatura de uma estrela de acordo com a sua coloração, tendo as estrelas de brilho azulado aproximadamente 40.000 °C e as avermelhadas e amareladas como o Sol respectivamente 3.000 °C e 6.000 °C.

Curiosidade

CONSTELAÇÕES

Examinando o céu numa noite limpa e traçando linhas imaginárias interligando as estrelas mais próximas umas das outras, pode-se observar que esses corpos celestes formam configurações identificáveis: as constelações.

Constelação vem do latim constellatio que significa reunião de estrelas. É como se fosse um jogo de juntar os pontos. O hábito de agrupar as estrelas em constelações vem desde a Antiguidade, quando o homem estabelecia ligações entre as constelações e os fenômenos meteorológicos. Os chineses, árabes, babilônios e egípcios se usavam da constelação para orientação. Até hoje se ouve falar de casos de pessoas que estavam perdidas e se orientaram pelas estrelas para voltar para casa.

Criar constelações é um processo muito particular. O céu chinês, por exemplo, contém mais de duzentos desenhos, pois os chineses utilizavam poucas estrelas para formar um desenho. A maioria dos nomes das constelações ocidentais tem origem grega.

Para facilitar o estudo do céu, em 1930, a União Astronômica Internacional regulamentou os contornos das constelações, e todo o céu foi como que loteado em 88 constelações. Temos como exemplo a constelação de escorpião, uma das mais perceptíveis.

Curiosidade

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content