Curiosidade: Sist.Solar 3

Curiosidade

POR QUE SATURNO TEM ANÉIS?

Nas gravuras de muitos livros didáticos vemos apenas Saturno com anéis. Na verdade Júpiter, Urano e Netuno também possuem anéis, embora mais tênues do que os anéis de Saturno.

No caso de Saturno existem pelo menos duas hipóteses para a explicação dos anéis. A primeira hipótese supõe que um satélite do planeta tenha se aproximado demais, sendo despedaçado pela força de gravidade do planeta.

A segunda hipótese supõe que o satélite nunca chegou a se formar. Parte de seus fragmentos sobre o planeta e os demais ficaram vagando em torno de Saturno, dispondo-se aos pouco ao longo do seu plano equatorial – daí porque a forma de anel, uma disposição natural, verificada também nos demais gigantes gasosos do sistema solar.

Fragmentos de matéria que se acumulalassem ao longo de um plano inclinado em relação ao equador simplesmente não se manteriam estáveis.

No caso de Júpiter, Urano e Netuno é possível que quando o Sistema Solar ainda estava se formando, muitos fragmentos rochosos tenham sido repelidos das proximidades do Sol, ainda jovem, e a força de gravidade desses gigantes planetas aprisionou parte deles, formando anéis menos brilhantes do que os de Saturno.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content