Curiosidade História da Cartografia

VOCÊ SABE QUANDO SE COMEÇOU A CONTAR OS ANOS NO CALENDÁRIO OCIDENTAL ATUAL E QUANDO           OCORRE A MUDANÇA DE DÉCADA, SÉCULO E MILÊNIO?

 

 

Bem, o calendário que o ocidente utiliza hoje é o gregoriano que é um calendário cristão. A contagem dos anos nesse calendário começou a partir do nascimento de Jesus Cristo, porém parece que Jesus nasceu no ano 4 (a.C.) e não no ano 1 (d.C.). Esse calendário foi elaborado por ordem do papa Gregório XIII, em vigor desde 1582.

 

 

Convencionou-se que não existiria o ano 0 (zero), assim a primeira década começou no ano 1 e terminou no ano 10, o primeiro século terminou no ano 100 e o primeiro milênio terminou no ano 1000.

 

 

O século XXI e o 3º milênio começaram no ano de 2001 e não no ano de 2000 como muita gente pensa.

 

 

Antes do calendário gregoriano se utilizava o calendário juliano que foi instituído por Julio César (100-44 a.C.), para elaboração desse calendário ele chamou o astrônomo Sosígenes, assim contagem dos anos no calendário juliano começou a partir da época da fundação de Roma (753 a.C.). Foi César quem criou os anos bissextos. Tanto o calendário juliano como o calendário gregoriano se baseia no movimento aparente do Sol em relação à Terra, que dura um ano.

 

 

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content