Coordenadas Geográficas

Para localizar um ponto na superfície da Terra, precisamos de um mapa. Sobre o mapa traçamos meridianos e paralelos que facilitam e tornam mais precisa a localização de qualquer lugar.

Meridianos-são linhas imaginárias que cortam a Terra longitudinalmente do Pólo Norte ao Pólo Sul; o meridiano principal da Terra, o meridiano de Greenwich divide o nosso planeta em dois Hemisférios: Hemisfério ocidental e Hemisfério oriental.

Paralelos- são linhas imaginárias traçadas perpendicularmente aos meridianos. A linha do Equador é o paralelo principal que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

Estabelecer a localização de um ponto na superfície terrestre é determinar as coordenadas geográficas de um lugar, ou seja, indicar a latitude e a longitude que representam distâncias, sempre medidas em graus, em relação a Linha do Equador e ao meridiano principal também chamado de Meridiano de Greenwich.

– se refere aos paralelos, do Equador (latitude 0 º) a um ponto qualquer da superfície terrestre tanto para o sentido do Hemisfério Norte ( N) quanto para o Hemisfério Sul (S). Sua variação é de 0º a 90º (nos pólos); é positiva no Hemisfério Norte e negativa no Hemisfério Sul.
– se refere aos meridianos, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre para o sentido leste ( E) ou oeste (W), varia de 0º a 180º, são positivas para o hemisfério oriental e negativas para o hemisfério ocidental.

Fonte :http://educacao.uol.com.br/geografia

As coordenadas geográficas das localidades assinaladas no globo terrestre são:

Atividades (criar botão)

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content